RESPONSÁVEIS: ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

04/04/2011 11:25

 

Porque nas pessoas "instruídas" em que não haja valores humanos, o que encontramos é somente ansiedade e preocupação.

Sathya Sai Baba

 

1 TEMA:

Valores não se ensina, mas são vivenciados diariamente e conscientemente no nosso dia-a-dia.

2 OBJETIVOS:

·        Compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

·        Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

·        Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio.

·        Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

·        Adotar medidas, junto com a comunidade escolar, para o controle do BULLYING, contribuindo positivamente para a formação de uma cultura de não violência na sociedade.

 

3 METODOLOGIA

 

1)      Estabelecer junto com o coletivo da sala de aula, os acordos pedagógicos da turma.

2)      Estabelecer junto com a comunidade escolar os acordos necessários para uma boa convivência, por meio de uma assembléia geral com os alunos.

·        Cada turma apresenta os acordos pedagógicos da turma;

·        A direção apresentará e discutirá as regras necessárias para uma boa convivência na escola;

·        Após debate, acontecerá a votação, pelos alunos, das regras que serão estabelecidas para o ano letivo de 2011.

·        Será elaborado ata da assembléia com os alunos, sendo que todos que participaram deverão assinar.

·        As normas de convivência serão apresentadas na assembléia dos pais.

·        Será encaminhado para casa, colado no caderno de recados, as normas de convivência.

4 AVALIAÇÃO

Será avaliado se as regras serão cumpridas por meio da mudança de atitudes da escola e a percepção se existe uma boa convivência no espaço escolar.

 

 

NORMAS DE CONVIVÊNCA ESTABELECIDAS NA ASSEMBLÉIA COM OS ALUNOS - 2011

·        Uso do uniforme escolar – caso o aluno precise vir sem o uniforme, deverá trazer um bilhete assinado pelos pais. Caso não cumpra com o acordo será registrado em um caderno e quando houver passeios a criança não participará.

·        Uso do boné somente na rua.

·        Nas aulas de educação física, vir de tênis, e as meninas com os cabelos amarrados.

·        As meninas não podem vir para a escola com sapatos de saltos e nem com maquiagem.

·        Uso correto dos banheiros.

·        Higiene pessoal: tomar banho, uso da toalha para o lanche, uso do álcool gel, escovação diária.

·        Não jogar bola na entrada e saída visto que as crianças ficam suadas e sujas.

·        Manutenção do espaço físico: organização e conservação da limpeza da sala de aula e demais espaços da escola.

·        Cumprir com os horários estabelecidos pela escola – saída cedo e chegadas tardias – trazer bilhete dos pais.

·        Tomar cuidado com os materiais escolares, lembrando que além de terem um custo, economizando estaremos preservando a natureza.

·        Cuidados com a alimentação: a escola oferece merenda e por este motivo não será permitido balas, chiclete e guloseimas no horário da escola, somente quando houver um combinado com a professora.

·        Respeitar os colegas, professores, direção e demais funcionários da escola.

Não faltar às aulas, pois poderá acarretar prejuízo para a aprendizagem