BIBLIOTECA ESCOLAR – ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
1. Tema: A biblioteca escolar entendida como um espaço de aprendizagem.
2. JUSTIFICATIVA:
Como formar pessoas letradas, criativas, envolvidas, se não houver um ambiente adequadamente organizado para este fim? Daí, a necessidade de se pensar na organização e no uso da biblioteca escolar. Afinal, grande parte das crianças não tem como comprar livros e, como passam considerável tempo de sua vida na escola, esses espaços ganham importância duplamente.
A biblioteca é por excelência o lugar de acesso a livros, coleções, periódicos, jornais, gibis. Enfim, aos mais variados tipos e alternativas de material impresso. É um espaço de oportunidade singular para se fazer uso das práticas de leitura e de escrita que circulam socialmente.
Outro elemento fundamental para a compreensão deste espaço diz respeito ao acesso à cultura, aos bens simbólicos e materiais criados pelos mais distintos grupos sociais ao longo da história da humanidade. A biblioteca pode ser, portanto, um lugar em que se possa respirar cultura e também produzi-la.
Paulo Freire problematiza a importância do ato de ler para a formação da cidadania. Percebe a biblioteca como um centro cultural, onde a memória viva das comunidades deveria ficar registrada. Desse modo, afasta-se da ideia bastante conservadora, que a reconhece apenas como um depósito de livros. Incentiva-nos, por outro lado, a propagarmos momentos coletivos de leitura, não só para nos aproximarmos dos textos, mas, sobretudo, para aprofundarmos a sua compreensão.
3 OBJETIVO GERAL:
Perceber a biblioteca escolar como um espaço significativo para formar pessoas leitoras e criativas.
4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar a biblioteca escolar como espaço de aprendizagem.
Estimular no educando o gosto pela leitura, ampliando seu repertório e sua visão de mundo.
Identificar a biblioteca escolar como espaço de contextualização, informação e lazer.
5 METODOLOGIA
1. Organização da biblioteca com mobiliário e espaço adequados que acolha e desperte o interesse do educando de retornar ao local.
2. Pessoa responsável pela conservação do espaço, acolhida dos alunos e organize o empréstimo dos livros – ESTAGIÁRIA.
3. Visita a biblioteca com livre acesso a todos os livros para conhecer o acervo bibliográfico.
4. Organização de um cronograma para empréstimo dos livros e uso da biblioteca.
5. Alunos do 5º ano, fazer visitas a uma biblioteca e participar de palestra sobre sua organização e funcionalidade com a bibliotecária (UNESC).
6. Continuar com a campanha de doações de livros infantis junto as empresas do município e região.
7. Estruturação da sacola literária. Cada turma receberá a sacola literária, em que serão escolhidos os livros que irão para casa, juntamente com um personagem do livro. Cada professor organizará o cronograma e as atividades que serão realizadas em casa.
8. Socialização dos trabalhos e ou produção textual na hora do hino ou em outros momentos sempre que alguma turma tiver interesse.
5 AVALIAÇÃO
Será avaliado se os objetivos foram alcançados por meio da observação, interação e resolução de atividades em sala de aula. Teremos condições de perceber se há um maior interesse dos alunos pela leitura, uma maior fluência na leitura e se projeto colaborou para aumentar o repertório das crianças.
REFERÊNCIAS:
BRASILIA: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Ed. rev. e ampl. Incluindo SAEB/Prova Brasil.