Professoras Responsáveis:Soraia Elisabety Cruz Alves e Ângela Andrades Silva
Objetivos Gerais
· Possibilitar aos alunos uma leitura para além dos elementos superficiais e auxiliar os mesmos na construção de novos conhecimentos, onde eles próprios consigam desenvolver estratégias de construção de significados, sejam de interpretação de textos, bem como raciocínio lógico-matemático.
· Oferecer subsídios à formulação de atividades, de forma a levar os alunos a desenvolverem competências que os levem à aptidão para um bom desempenho na Prova Brasil 2011.
Objetivos Específicos
· Produzir e ampliar informações sobre o significado das operações fundamentais por meio de situações do cotidiano;
· Utilizar a língua oral e escrita para expressar sentimentos, experiências e idéias, acolhendo, articulando, interpretando, considerando e respeitando diferentes níveis de expressão veiculada no sistema de comunicação.
· Resolver situações-problema validando estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, envolvendo também conceitos e procedimentos monetários.
Ações
· Elaboração e confecção de materiais específicos sobre a Prova Brasil que já foram veiculadas anteriormente;
· Treino específico com gabaritos a fim de sanar essa dificuldade;
· Elaboração e reelaboração de textos variados (bilhetes, cartazes, comunicados em geral, receitas, convites, propagandas, descrições, narrações e outros).
· Investigação, exploração e interpretação, em diferentes contextos do cotidiano e de outras áreas do conhecimento, os conceitos e procedimentos matemáticos;
· Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados como: propaganda, reportagem, quadrinho, anedota entre outros, orientando para que os alunos percebam e analisem os efeitos de sentido recorrentes nesses textos.
· Construir e interpretar gráficos e tabelas com dados coletados em várias situações vivenciadas em sala de aula, ou de outras fontes;
· Intercâmbio literário e de correspondências entre os 5° anos;
· Gincana de tabuada entre os 5° anos;
· Elaboração, construção e apresentação de gráficos a partir de pesquisas predefinidas entre os 5° anos;
· Intercâmbio entre os professores de sala e professor da disciplina de Artes, visando apropriação dos conceitos referentes ao sistema de medidas.
Avaliação
Acontecerá durante todo o processo ensino-aprendizagem, por meio de atividades selecionadas e direcionadas a realização da Prova Brasil, verificando assim, se os objetivos propostos foram atingidos.