Professoras Responsáveis:Soraia Elisabety Cruz Alves e Ângela Andrades Silva

04/04/2011 11:23

 

Objetivos Gerais

·        Possibilitar aos alunos uma leitura para além dos elementos superficiais e auxiliar os mesmos na construção de novos conhecimentos, onde eles próprios consigam desenvolver estratégias de construção de significados, sejam de interpretação de textos, bem como raciocínio lógico-matemático.

·        Oferecer subsídios à formulação de atividades, de forma a levar os alunos a desenvolverem competências que os levem à aptidão para um bom desempenho na Prova Brasil 2011.

 

Objetivos Específicos

·        Produzir e ampliar informações sobre o significado das operações fundamentais por meio de situações do cotidiano;

·        Utilizar a língua oral e escrita para expressar sentimentos, experiências e idéias, acolhendo, articulando, interpretando, considerando e respeitando diferentes níveis de expressão veiculada no sistema de comunicação.

·        Resolver situações-problema validando estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, envolvendo também conceitos e procedimentos monetários.

 

 

Ações

·        Elaboração e confecção de materiais específicos sobre a Prova Brasil que já foram veiculadas anteriormente;

·        Treino específico com gabaritos a fim de sanar essa dificuldade;

·        Elaboração e reelaboração de textos variados (bilhetes, cartazes, comunicados em geral, receitas, convites, propagandas, descrições, narrações e outros).

 

·        Investigação, exploração e interpretação, em diferentes contextos do cotidiano e de outras áreas do conhecimento, os conceitos e procedimentos matemáticos;

 

·        Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados como: propaganda, reportagem, quadrinho, anedota entre outros, orientando para que os alunos percebam e analisem os efeitos de sentido recorrentes nesses textos.

·        Construir e interpretar gráficos e tabelas com dados coletados em várias situações vivenciadas em sala de aula, ou de outras fontes;

·        Intercâmbio literário e de correspondências entre os 5° anos;

·        Gincana de tabuada entre os 5° anos;

·        Elaboração, construção e apresentação de gráficos a partir de pesquisas predefinidas entre os 5° anos;

·        Intercâmbio entre os professores de sala e professor da disciplina de Artes, visando apropriação dos conceitos referentes ao sistema de medidas.

 

Avaliação

Acontecerá durante todo o processo ensino-aprendizagem, por meio de atividades selecionadas e direcionadas a realização da Prova Brasil, verificando assim, se os objetivos propostos foram atingidos.