Professoras: ROSILENE VIANA e JUCILANE DA SILVA

15/04/2011 16:26

 

PROJETO BULLYING 2011

IDENTIFICAÇÃO

 

Professoras: ROSILENE VIANA

                      JUCILANE DA SILVA

 

Turmas: Ensino Fundamental Séries Iniciais

 

TEMA: BULLYING – Brincadeira sem graça

 

OBJETIVO GERAL

 

Sensibilizar a comunidade escolar sobre a problemática do bullying a partir do resgate de valores, éticos, morais, psicológicos e afetivos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

·         Conhecer o fenômeno bullying, refletindo sobre suas conseqüências na vida dos educandos.

·         Oferecer atividades que trabalhem valores como tolerância e solidariedade

·         Ensinar os educandos a conviver com as diferenças.

·         Promover o diálogo entre os educandos, despertando-lhes a consciência crítica.

·         Resgatar as regras principais de convivência, valorizando o respeito ao próximo e a si mesmo.

Reforçar o valor da ética nos dias atuais e a necessidade de exercitá-la em nossas atitudes diárias.

·         Estimular o companheirismo, a amizade e o respeito ao outro.

·         Trabalhar produções textuais sobre o tema em estudo.

·         Divulgar o bullying na escola através de apresentações em todas as turmas.

 

JUSTIFICATIVA

 

A violência física ou psicológica, o chamado bullying, que muitos educandos enfrentam nas escolas é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço na mídia e nas discussões entre os profissionais da educação. Tratar deste assunto com os próprios educandos é um passo importante para poder combater e prevenir este complexo fenômeno social.

Para ajudar os educandos a superar este problema, se faz necessário sensibilizar toda a comunidade escolar, despertando que uma sociedade justa só será possível se cada um respeitar o outro em suas diferenças e limitações, o que só se consegue se o ambiente em que vivem for seguro e saudável.

 

METODOLOGIA / ATIVIDADES:

 

  • Fazer um levantamento dos conhecimentos dos educandos em torno do tema bullying e de experiências pessoais.
  • Debate sobre o tema bullying, mostrando que aquilo que pensam ser uma simples brincadeira pode trazer algum sofrimento para o colega e que, de acordo com a intenção, repetição e motivação, pode ser caracterizado o fenômeno bullying.
  • Questionário entre os educandos sobre práticas que podem caracterizar bullying.
  • Leitura de textos sobre o assunto.
  • Leitura e construção de um texto coletivo, baseado e inspirado no livro “O Caso das Bananas ”de Milton Célio de Oliveira Filho.
  • Montagem de murais sobre o tema, tentando sensibilizar toda a comunidade escolar.
  • Criações artísticas (rap, paródia, charge, tirinhas, etc.), elaboradas pelos educandos.
  • Criação do “Rap do bullying ”e da paródia da música “Tremendo vacilão”, da cantora Perla.
  • Painel com a “Árvore da amizade”, para valorizar o companheirismo entre os educandos.
  • Elaboração de atividades que promovam debates e conscientizações sobre como lidar com este comportamento, visando desenvolver e estabelecer lideranças positivas entre os educandos.
  • Dinâmicas de grupo visando um compartilhar de vivências de bullying.
  • Produção textual a partir do estudo feito sobre bullying.
  • Apresentação de teatro contra o bullying.
  • Dramatização da música “Inimigo do mal” CD “Amigos de Deus”. Alunos envolvidos 4º e 5º anos, trajados tipicamente à coreografia. A apresentação será para toda á escola.
  •  Dinâmica: “Guarda de recreio contra o bullying”. Alunos envolvidos 4º e 5º anos. @ guarda observa semanalmente comportamentos e condutas de sua turma, relevantes à prática do bullying. A cada semana, conversaremos em sala o andamento do recreio, observado pel@ guarda. Em caso de prática do bullying, conversaremos com o “agressor” e a “vítima para a conscientização de uma mudança de comportamento.

 

AVALIAÇÃO:

 

A avaliação é processual feita por meio de observação, registros diários como forma de diagnosticar o andamento do processo ensino e aprendizagem. Bem como verificar o relacionamento entre os educandos, comportamentos e condutas, modificando se necessário, por meio de diálogos a mudança de comportamentos.

            O projeto está sujeito a modificações quando for necessário.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

OLIVEIRA, Milton Célio Filho de. O caso das Bananas. São Paulo, Brinque Book, 2003.

Mundo Jovem. Um jornal de ideias. Tema: Bullying, semente de violência. Abril 2010.

Material informativo. Bullying, isso não é brincadeira! Elaboração: Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude e Coordenadoria de Comunicação Social do Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

Manual – CD: Criança diante do trono: “Amigos de Deus”.