A Escola de Educação Básica “Waldemar Casagrande” está situada na rua  Francisco Ronchi, número 148, Bairro Ouro Negro, município de Forquilhinha, estado de Santa Catarina.
          Waldemar Casagrande, filho de imigrantes italianos, nasceu em São Roque em 31 de julho de 1941. Filho de Augustinho Casagrande e Maria Zanette Casagrande. Foi agricultor, mineiro e comerciante, sempre morou nesta comunidade e gostava de participar de todas as atividades comunitárias.
          Em 1984, seu irmão Agenor Casagrande resolveu homenageá-lo dando uma parte de terra no bairro Ouro Negro afim de que se fosse construída uma Escola e, esta deveria ter o nome de seu irmão Waldemar Casagrande.
          A Escola de Educação Básica “Waldemar Casagrande”, já está em atividade há 25 anos e naquele mesmo ano foi fundada a primeira Associação de Pais e Professores (APP) cujos membros são eleitos a cada dois anos.
          A matrícula atual é de 317 alunos distribuídos em quatorze turmas de pré-escola à 4ª série do Ensino do Ensino Fundamental, operando nos turnos matutino e vespertino.
          Para atender a demanda de alunos e dos programas instituídos, a escola possui trinta e três (33) funcionários que exercem suas funções de acordo com as suas habilitações e especificações estabelecidas em lei.
          O corpo de funcionários é composto por Corpo Administrativo e de Apoio. Uma diretora, uma diretora adjunta e uma coordenadora de ensino. Sete Agentes de Serviços Gerais, que atuam na organização de todo espaço escolar interno e externo, e da limpeza como um todo, conservação da horta e jardim, orientação do recreio, preparo da merenda escolar observando as indicações do cardápio.
          O Corpo Docente é comporto por 14 Professores Regentes; 03 professores de Educação Física; 03 professores de Arte Educação; 02 professores de Ensino Religioso; 01 professora de Informática Pedagógica, 01 professor para orientar e operacionalizar o Projeto Capoeira e uma bolsista.
    A escola oferece em parceria com a Secretaria de Educação do Município projetos como:
    Projeto Capoeira que visa oferecer aos alunos uma ocupação saudável em horário extra classe.
    Projeto de Flauta Doce que visa desenvolver as potencialidades dos educandos por meio da música contribuindo para o processo de aprendizagem em horário extra classe.
    Projeto no Mundo da Informática com a denominação Centro de Apoio Pedagógico Informatizado, em 2004 cujo objetivo é oportunizar aos alunos a ressignificação de aprendizagens desenvolvidas em sala de aula por meio do uso da tecnologia.
          O mesmo espaço está sendo utilizado há 4 anos para desenvolver o Projeto Comunidade digital, aproveitando os equipamentos para oferecer aos jovens e adultos do bairro o acesso aos cursos de Informática Básica e Avançada, fornecendo certificado de cada modalidade com a carga horária de 40 h/a para todos que concluem  o  curso. Capacitando-os para o mercado de trabalho.
 

 

A Escola em 1991. 

A Escola em 2010.

 

 

A ESCOLA